Como fica a proteção de dados no teletrabalho?
LGPD - 25/03/2024

Como fica a proteção de dados no teletrabalho?

Com o crescimento do teletrabalho, tornou-se fundamental para as empresas garantir a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mesmo fora do ambiente tradicional de trabalho.

Mesmo não tendo uma lei específica na CLT, para a proteção de dados, separamos alguns passos para manter sua empresa dentro das normas da LGPD e evitar vazamento de dados, caso você esteja pensando em começar contratações nessa área.

Treinamento dos colaboradores: É essencial fornecer treinamento adequado aos colaboradores sobre as políticas de privacidade e segurança da informação, destacando a importância da proteção de dados pessoais no ambiente virtual.

Políticas de controle de dados: É importante estabelecer políticas claras, de acesso e controle de dados, limitando o acesso apenas às informações necessárias para a realização das atividades laborais e monitorando o uso desses dados.

Segurança da rede: Invista em medidas de segurança da rede e dispositivos utilizados no teletrabalho, como firewalls, antivírus e criptografia de dados, é fundamental para proteger as informações confidenciais da empresa.

Atualize a política: A LGPD está sujeita a modificações e avanços. Portanto, é fundamental garantir que sua Política de Privacidade seja regularmente atualizada, para refletir às alterações na legislação e nas práticas da empresa.

 

Em caso de dúvidas, não deixe de buscar orientação de um especialista para agir de acordo com a legislação.

 

Escritório Arruda Costa & Bertelli OAB/SP 11148.

Inscreva-se e receba nossas newsletters